segunda-feira, 24 de março de 2008

EXPRESSO TIRADENTES: PREFEITURA PAULISTANA INAUGURA PRIMEIRO TRECHO DO METRÔ SOBRE RODAS

A partir de quinta-feira (22) até o dia 28 de fevereiro, os passageiros poderão viajar no o corredor de ônibus Expresso Tiradentes, antigo Fura-Fila. As viagens pelos trechos 1 e 2, entre a Estação Terminal Mercado, no centro, até o Terminal Sacomã, na Zona Sul, serão gratuitas nos dias em que a SPTrans faz a operação assistida das viagens para testar o funcionamento do corredor e detectar possíveis problemas.

Nesse período experimental, o corredor funcionará das 10h às 14h. As viagens durarão cerca de 20 minutos e serão feitas por dois ônibus articulados e um veículo híbrido.

Do dia 28 de fevereiro até a inauguração, marcada para dia 9 de março, o Expresso permanecerá fechado. Quando forem entregues em definitivo, o os trechos 1 e 2 do corredor funcionarão das 4h até a meia-noite.

Serão beneficiados os moradores das regiões de Glicério, Ipiranga e Sacomã. Inicialmente, entrarão em funcionamento as estações Mercado, Dom Pedro, Ana Nery, Grito e Sacomã. Neste trecho, são 8,5 km de corredor, divididos em 5 km de vias elevadas e 3 km no nível do rio Tamanduateí. A expectativa é de que, após o início das operações, circulem diariamente pelo trecho 25 mil pessoas, sendo 2 mil passageiros nos horários de pico.

Pelo corredor circularão, com intervalos médios de quatro a cinco minutos, 15 novos veículos híbridos que usam motor de tração elétrica, associado a um alimentador de baterias a diesel, menos poluentes que os convencionais. Transitarão ainda dez ônibus articulados, também novos, movidos a diesel. Os veículos simples têm capacidade para 65 passageiros e os articulados, 105.

O bilhete único será aceito em todas as estações, seguindo as mesmas regras dos demais ônibus. Os trechos 3 (ramal Vila Prudente), 4 (Vila Alpina-São Mateus) e 5 (São Mateus-Cidade Tiradentes) estão previstos para serem entregues até o fim de 2008.

Nenhum comentário: